lacaixa

BioVal

BioVal-Sistema Inteligente de Pirólise para Transformação de Subprodutos Agroflorestais em Biochar.

CarbonTech

Identificação & Enquadramento

Nome do Projeto: BioVal

Acrónimo: BioVal

Descrição: O projeto BioVal pretende desenvolver um sistema operativo capaz de automatizar a pirólise de resíduos e subprodutos agroflorestais em biochar, fomentando políticas circulares e sustentáveis.

Código do Projeto: PL25-00055

Data de aprovação: 07/08/2025

Data de Início/Conclusão: 01/10/2025 - 31/11/2028

Investimento Total Elegível: 200.000,00€

Copromotores: JBNC Innovation & Consulting, Lda.; Instituto Politécnico de Bragança.

Objetivos

  • Reaproveitar materiais em fim de vida aparente para criação de novos produtos, com valor agregado e com aplicabilidade na gestão de recursos naturais.
  • Automatizar e otimizar o processo de pirólise através do desenvolvimento de algoritmos e sistemas preditivos, integrados em ferramentas de IA e com recurso a Digital Twins.
  • Integrar e validar configurações propostas numa simulação de protótipo funcional.
  • Implementação de um processo produtivo inovador e tecnológico para o setor agroflorestal, promovendo políticas circulares e sustentáveis.
  • Resultados Esperados

    Os sistemas de controlo dos fornos de pirólise apresentam limitações significativas no que toca à falta de adaptabilidade, sendo projetados para operar com um tipo específico de biomassa e em condições bem definidas. O projeto propõe um sistema de controlo com tecnologias baseadas em IA, ajustável em tempo real para diferentes tipos de biomassa, com rendimentos, consumos e emissões otimizados. Os resultados esperados do projeto incluem:

  • criação de um sistema preditivo para a produção de biochar e carvões ativados a partir de resíduos do setor agroflorestal., com base em dados legados e gerados;
  • conceção de uma simulação de protótipo dotado com o sistema operativo desenvolvido;
  • criação e operacionalização de um mapa de fornecedores de matéria-prima, promovendo redes proximidade, i.e. km0.